Translate

sábado

Motivação x Reconhecimento no trabalho



Como se tornar um funcionário motivado ? Tarefa simples ? Na maioria das vezes a resposta é não. Normalmente as pessoas permanecem motivadas apenas nos primeiros meses de trabalho, ou quando mudam de empresa, cargo, ou função. Isso ocorre porque tudo é novidade, são outros contatos com clientes, outras responsabilidades, novos desafios com novas metas a serem alcançadas.

Passado o momento de euforia e toda a novidade,... conforme a pessoa vai se acostumando à nova função, cargo, salário e responsabilidades, cai significativamente a sua motivação dentro da empresa, mesmo porque depois de alguns meses na empresa, você já sabe os pontos positivos e os pontos negativos da mesma; isso quer dizer que na balança da motivação às vezes os pontos negativos ganham, o que gera uma insatisfação maior.

A motivação no trabalho está ligada diretamente ao seu ambiente de trabalho, suas funções, seu relacionamento com os colegas de trabalho e seus superiores. Muitas vezes no momento da contratação as empresas vendem um cargo ou função e uma imagem da empresa que na prática não se aplica. Fique atento a tudo que acontecer ao seu redor, analise o comportamento das pessoas, como a empresa lida com seus recursos, se ela é justa ou injusta, isso também será um marco na sua motivação. Vale a pena investir seu tempo e energia em uma empresa que não trata adequadamente seus funcionários ?

Dificilmente você permanecerá motivado por muito tempo se o seu chefe direto não respeita os seus subordinados. Existem profissionais que logo quando entram na empresa se deparam com tantos problemas que acabam se desmotivando logo de cara. Eles tem uma percepção de que foram enganados na contratação. Então, o que podemos fazer a respeito ? Como devemos proceder ? 

Existem algumas práticas que poderão ajudar a amenizar tais situações:

 - Não se conforme em atuar diariamente da mesma forma, a não ser que você trabalhe numa linha de produção. Improvise , analise e veja se existem outros meios de realizar a mesma atividade com mais eficiência e eficácia.

- Organize o seu dia, crie listas de atividades com priorização, relacione as pessoas que você deve uma resposta ou que precisa contactar para obter uma informação... Tente segui-la e controle diariamente para alcançar os seus objetivos. 

  • O primeiro objetivo da organização das suas atividades é conseguir executar todos os itens da sua lista até o fim, isso gera uma satisfação pessoal e você poderá reportar ao seu superior o quanto de evolução do trabalho foi avançado no dia. 
  • O segundo objetivo é você agregar mais valor às suas listas, nesse momento você ja está acostumado à rotina das atividades, priorize suas atividades de acordo com a importância, classificando por criticidade, leve em consideração o que agregará mais valor ao seu trabalho.
- Esqueça os colegas de trabalho, dentro das empresas não existem amigos, você terá somente colegas de trabalho (concorrentes). Faça a sua parte da melhor maneira possível. A realidade é que as pessoas esperam reconhecimento do seu trabalho e muitas vezes esse reconhecimento não vem e quando isso acontece não é incomum você presenciar algumas injustiças dentro das empresas, porque os critérios de avaliação dos recursos não depende somente da organização (empresa como um todo), a empresa cria seus processos e critérios, mas a avaliação é feita por pessoas e as pessoas julgam conforme os seus interesses. 

Alguns gerentes pouco profissionais aplicam os critérios "puxa-saquismo" para definir promoções e quando você não participa destas chamadas "panelinhas" amigos do gerente, não consegue progredir na empresa, porque sempre terá algum preferido dele se beneficiando na sua frente. Nesse caso o melhor, é entrar em contato com o RH e verificar a possibilidade de mudar de área ou ir para a gestão de outro gerente.

É claro que só pode ser reconhecido quem se esforça, não ache que fazendo somente o seu "feijão com arroz" diário, seu chefe vai achar que você merece um aumento salarial ou uma promoção de cargo. No máximo o que você vai receber é aumento de trabalho.

De qualquer maneira o melhor a fazer é dar o seu melhor independente de qualquer coisa, faça o que você gosta, isso facilita muito e se mesmo assim, depois de um tempo você perceber que não importa o que você faça, não será reconhecido... aí é o momento de buscar uma nova oportunidade de trabalho, pois esta empresa não merece ter você como funcionário. Esse será seu novo foco de motivação, buscar algo melhor que traga satisfação pessoal.




quarta-feira

Porque usar Scrum x Agile x Kanban ?



Scrum é um framework ágil para a conclusão de projetos complexos . Scrum foi inicialmente formalizado para projetos de desenvolvimento de software , mas funciona bem para qualquer projeto complexo. As possibilidades são infinitas . O framework Scrum é enganosamente simples .

O framework Scrum em 30 segundos

Um proprietário de produto cria uma lista de desejos priorizados chamado product backlog .
Durante o planejamento de sprint, a equipe puxa um pequeno pedaço do topo da lista de desejos , um sprint backlog , e decide como implementar essas peças .
A equipe tem uma certa quantidade de tempo - um sprint (geralmente duas a quatro semanas ) - para completar o seu trabalho , mas ele atende todos os dias para avaliar o seu progresso ( Scrum diariamente).
Ao longo do caminho , o ScrumMaster mantém a equipe focada em seu objetivo.
No final do sprint, o trabalho deve ser potencialmente entregável : pronto para entregar a um cliente, colocar em uma prateleira da loja, ou mostrar para uma das partes interessadas.
A corrida termina com uma revisão de sprint e retrospectiva.
Como o próximo sprint começa , a equipe escolhe um outro pedaço do product backlog e começa a trabalhar novamente.

Além da corrida

O ciclo se repete até que os itens suficientes no product backlog sejam concluídos , o orçamento está esgotado , ou um prazo chega. Qual desses marcos marca o fim do trabalho é totalmente específica para o projeto. Não importa qual o impulso pára de trabalhar , Scrum garante que a obra mais valiosa esteja concluída quando o projeto termina.

Por que é chamado Scrum ?
Quando Jeff Sutherland criou o processo scrum , em 1993 , ele tomou emprestado o termo " scrum " a partir de uma analogia estendeu em um estudo de 1986 por Takeuchi e Nonaka , publicado na Harvard Business Review. Nesse estudo, Takeuchi e Nonaka compararam equipes de alto desempenho , multi-funcionais para a formação scrum usado por equipes de rugby .

Scrum é a principal metodologia de desenvolvimento ágil , usado por empresas da Fortune 500 em todo o mundo . A Scrum Alliance existe para transformar a maneira como lidar com projetos complexos , trazendo o framework Scrum e os princípios ágeis , além de desenvolvimento de software para o mundo mais amplo de trabalho.

Scrum para a organização Agile

De acordo com o Estado do Agile Survey, cerca de 60 por cento dos projectos são Agile. Afinal, estruturas ágeis ajudam as empresas a acelerar o tempo de mercado, aumentar a produtividade e responder às mudanças nas prioridades. De todas as estruturas ágeis, Scrum é o mais amplamente adotado. Profissionais de todo o mundo e em uma variedade de indústrias estão utilizando Scrum para posicionar suas equipes de maior sucesso.

Os valores do Manifesto Ágil

Scrum é o mais conhecido dos quadros Agile. Ela é a fonte de grande parte do pensamento por trás dos valores e princípios do Manifesto Ágil , que forma uma base comum para todas estas abordagens .

Os valores Agile Manifesto aplicar diretamente para o Scrum :

Indivíduos e interações sobre processos e ferramentas . Scrum , como todos os frameworks e métodos ágeis , depende diretamente confiança em equipes, os indivíduos nas equipes, e a forma como eles interagem. Equipes descobrem o que deverá ser feito, as equipes descobrem como fazê-lo , e as equipes executam o planejado. Equipes identificam o que está entrando em seu caminho , e eles assumem a responsabilidade de resolver todas as dificuldades que estão dentro de seu escopo. 

As equipes trabalham com outras partes da organização para resolver os problemas que estão fora de seu controle. Isto é crítico . Fazer Scrum mas visando este foco principal na responsabilidade da equipe e autonomia geralmente resolvem os problemas.

Software funcionando sobre documentação abrangente . Scrum requer um trabalho, incremento final do produto, como o resultado primário de cada sprint. Certamente haverá trabalho de análise , o trabalho de design, e trabalho de teste , que podem precisar de documentação. Mas ele está tendo um resultado ( software de trabalho) , que permite a organização visualizar o andamento do projeto e o caminho para o sucesso. Equipes Scrum deve produzir um incremento do produto em cada sprint.

Colaboração com o cliente mais que negociação de contrato. O proprietário do produto Scrum é o ponto principal da equipe Scrum de contato com os eventuais usuários finais do produto. O proprietário do produto é um membro da equipe e trabalha em colaboração com a equipe para determinar o que precisa ser feito. Nesta colaboração , o proprietário do produto seleciona as mais valiosas próximas coisas para fazer, garantindo que o produto tem o maior valor possível em cada ponto no tempo. O proprietário do produto precisa construir uma rica colaboração com a equipe . Ele é parte fundamental na determinação das mudaças que deverão ter prioridade dentro de cada sprint e junto com os desenvolvedores e o resto da equipe classifica essas implementação por criticidade.

Respondendo ao mudar ao longo seguindo um plano . Tudo sobre Scrum foi concebido para se certificar de que todos têm a informação que precisam para tomar boas decisões sobre o projeto. O progresso do projeto é representado por um real, incremento do produto em funcionamento. O acúmulo de coisas a serem feitas está disponível para todos verem . Progresso, tanto em termos globais e de sprint por sprint, é claramente visível. Problemas e preocupações são discutidas abertamente e tratada imediatamente. Isto é crítico . Scrum funciona bem para as equipes que fiscalizam abertamente o que está acontecendo e adaptar suas ações à realidade . Ele funciona mal para aqueles que não o fazem.


O que é Agile ? 

Agile é um dos grandes chavões da indústria de desenvolvimento de TI. Mas exatamente o que é o desenvolvimento ágil?
É uma maneira diferente de administrar as equipes de TI e projetos de desenvolvimento .
O uso da palavra ágil neste contexto deriva do manifesto ágil. Um pequeno grupo de pessoas se reuniram em 2001 para discutir os seus sentimentos de que a abordagem tradicional de gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software estava falhando muito frequentemente, e que tinha que haver uma maneira melhor. Eles vieram com o manifesto ágil , que descreve quatro valores importantes que são tão relevantes hoje como eram então. 

Ela diz: nós valorizamos :
- Indivíduos e interações sobre processos e ferramentas
- Software funcionando sobre documentação abrangente
- Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos
- Respondendo a mudanças mais que seguir um plano

Desde então, o uso de métodos que suportam esses valores tornou-se cada vez mais popular.

Essas são características que são comuns a todos os métodos ágeis , e as coisas que eu acho que agilizar fundamentalmente diferente de uma abordagem em cascata mais tradicional para desenvolvimento de software. 

Eles são :
1 . Envolvimento do usuário ativo é imperativo
2 . A equipe deve ter poderes para tomar decisões
3 . Evolução dos Requisitos com calendário fixo
4 . Requisitos de captura em alto nível ; leve e visuais
5 . Desenvolver pequenas , lançamentos incrementais e iteração
6 . Concentre-se em entrega freqüente de produtos
7 . Conclua cada recurso antes de passar para a próxima fase
8 . Aplicar a regra 80/20
9 . O teste é integrado ao longo do ciclo de vida do projeto - teste cedo e muitas vezes
10 . A abordagem colaborativa e cooperativa entre todas as partes interessadas é essencial


Existem várias metodologias que são conhecidos coletivamente como ágil, uma vez que promovem os valores do manifesto ágil e que sejam consistentes com os princípios acima referidos. Mas o Scrum na minha opinião é o que tem o melhor desempenho, ele se concentra especialmente sobre como gerenciar tarefas dentro de um ambiente de desenvolvimento baseado em equipe. Scrum é o método ágil mais popular e amplamente adotado - Acho que é porque ele é relativamente simples de implementar e resolve muitos dos problemas de gestão que têm assolado as equipes de desenvolvimento de TI ao longo de décadas.

O que é o Kanban ?
Kanban é um método de desenvolvimento de produtos , com ênfase na entrega just -in-time enquanto não sobrecarregar os desenvolvedores . Nos últimos anos tornou-se um dos favoritos dos administradores de sistemas e da multidão Desenvolvedores .




Breaks Kanban trabalhar em tipos de trabalho ( por exemplo, apoio Desktop) e estados , ou etapas , de acordo com o fluxo de trabalho da empresa. Isso cria um simples duto de trabalho que está sendo trabalhado e muitas vezes permite que as prioridades para ser perturbador , sem causar grandes problemas. Isto está em oposição ao Scrum onde as prioridades disruptivas são frequentemente detidos fora até o próximo sprint começa .

Pontos Positivos:
Visão do fluxo de trabalho como um gasoduto com estados de trabalho é extremamente flexível e mantém a unidade de trabalho, mesmo menor do que um sprint. Isso reduz a sobrecarga de planejamento e atrito que ocorre quando a transição entre sprints .
Extremamente simples de entender e implementar , com algumas notas e um quadro branco. Hoje em dia já existem equipes que trabalham com o Kanban eletrônico, o que facilita quando existem recursos em diversas localidades.

Pontos Negativos:
Não tem muita noção de estimativa , velocidade , etc , o que às vezes pode torná-lo difícil de estimar datas de entrega e ritmo do desenvolvimento. Para ser justo, isto é , em grande parte pelo design, devido à natureza de DevOps. Muitas vezes requer mudanças mais comportamental do que Scrum. 

Equipes acostumadas ao desenvolvimento com a metodologia tradicional (Waterfall) têm muita dificuldade de se adaptar às mudanças propostas pelo Agil, Scrum e Kanban.

domingo

PMI x PM

O que é o PMI ?  PMI (Project Management Institute) fornece profissionais e organizações com
normas de gestão que descrevem as boas práticas do gerenciamento de projetos, fornece ainda credenciais reconhecidas mundialmente que certificam esses conhecimentos de gestão de projetos e recursos para o desenvolvimento profissional, trabalho em rede e da comunidade.

O que é Gerenciamento de Projetos (PM)?  Gerenciamento de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas para projetar atividades, a fim de atender aos requisitos necessários do projeto. Esta aplicação do conhecimento exige uma gestão eficaz dos processos e procedimentos adequados, o que significa que precisamos de um processo / processos para levar a cabo um determinado projeto. De acordo com o PMI, qualquer projeto devem ser realizados por meio de cinco grupos de processos.

Cada projeto consiste no seguinte cinco principais grupos de processos do projeto que podemos dividir em: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento, Controle e Encerramento

Iniciação do Projeto será seu ponto de partida.
O segundo processo é o planejamento de onde (os gerentes de projeto) tomar nosso tempo em pensar e colocar em papéis como é que vamos conseguir nosso objetivo .
Após o planejamento, começamos a implementação (Execução), que refere-se a implementar o que temos planejado, em paralelo com implementação do projeto, é preciso ter muito cuidado e totalmente acompanhamento da projeto para garantir que o nosso projeto está no caminho certo, que é conhecido como (monitorização e o controle).
Finalmente, no momento em que o projeto alcançou seus objetivos , ele chega ao fim onde vamos fechar o projeto.

As 10 áreas de conhecimento, que contém 47 processos e que cobre uma parte importante do projeto; são as principais ferramentas para implementar os cinco grupos de processos.
Estas dez áreas são: 

1. Projeto de Integração de Gestão
2. Gerenciamento do Escopo do Projeto
3. Gerenciamento de tempo do projeto
4. Gestão de Custos de Projetos
5. Gestão da qualidade do projeto
6. Gestão de Recursos Humanos do Projeto
7. Gerenciamento das comunicações do projeto
8. Gestão de Risco do Projeto
9. Gerenciamento de aquisições do projeto
10. Gestão de Projetos Stakeholder

O que você tem que entender que a Gestão de Projetos dos 5 grupos de processos (Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, e Encerramento) existem dentro de cada fase do projeto. Resumindo, você inicia, planeja, executa, controla e monitora, e em seguida, fechar cada fase.

Não se confunda, é muito simples: 5 grupos processuais principais (iniciação, planejamento, execução ...) e 10 áreas de conhecimento contém 47 processos classificadas no PMBOK.
Cada processo pode existir em uma ou mais dos 5 grupos processuais principais.  Os 47 procesos têm entradas que podem ser utilizados por algumas ferramentas para gerar saídas. Esses 47 processos podem ser vistas no link abaixo (PMBOK - Mapa de apoio).

Material didático para auxiliar nos estudos da metodologia PMI:



O que é o ISTQB ?

Software Testing Qualifications Board Internacional ( ISTQB ) é uma organização de certificação de teste de software qualificação que opera internacionalmente .

ISTQB é o responsável pela " ISTQB Certified Tester ", que é um esquema de qualificação internacional e as qualificações no esquema são baseados em um currículo . Não é um exame que abranja o conteúdo do programa . Após o exame, cada participante recebe o certificado de sucesso " ISTQB Certified -Tester " .

Qual é a Visão utilizando ISTQB ?

Para melhoria contínua e avanço na profissão de teste de software, pois define e mantêm um corpo de conhecimento que permite que os testadores a serem certificados com base nas melhores práticas, ligando a comunidade de teste de software internacional.

Qual é a Missão do ISTQB ?

1 . Promover o valor de teste de software como uma profissão para indivíduos e organizações.
2 . Ajuda os testadores de software a serem mais eficiente e eficazes em seu trabalho, através da certificação de competências.
3 . Permite que os testadores melhorem as sua carreiras através de um Código de Ética dos Profissionais e abre um caminho de certificação multi- nível que lhes proporciona as habilidades e conhecimentos necessários para cumprir as suas responsabilidades crescentes  na organizações e para alcançar um maior profissionalismo .
4 . Foco no avanço do corpo "Testing of Knowledge" baseando-se nas melhores práticas disponíveis e as pesquisas mais inovadoras, tornando esse conhecimento disponível gratuitamente para todos.
5 . Estabelece os critérios para os prestadores de formação, garante a entrega consistente do Corpo de Conhecimento, em todo o mundo .

As provas de exame "Foundation" Nível de conhecimento. Fornece informações com os conceitos mais comuns de testes de software e da terminologia associada. Não exige experiência de trabalho. O exame Foundation Level é um trampolim para o Nível Avançado , que é mais profundo e muito mais orientada para a prática . Informações sobre os conhecimentos e habilidades que precisam ser demonstradas a fim de obter o certificado pode ser encontrado no currículos dos níveis.

Níveis e módulos ISTQB

As qualificações são baseadas em um glossário de termos e uma série de programas de estudo, cujos conteúdos têm sido utilizados com sucesso por milhares de organizações em todo o mundo .

O diagrama abaixo resume as qualificações existentes e os currículos associados , a partir de dezembro de 2011.


   















O ISTQB também define as diretrizes que devem ser aplicadas a nível internacional para o credenciamento necessário para formação e para o processo de análise.

Valores - Valores do ISTQB dentro da organização no trabalho diário .






















O Foundation Level Syllabus forma a base para o Teste de Software Qualificação Internacional no Nível Fundamental .

As Qualificações Teste de Software Internacional Board ( ISTQB) fornece para os organismos nacionais de exame uma credencial de prestadores de serviço e autorizam a aplicação de questões do exame em sua língua local.

A Fundação Certified Tester Nível em Teste de Software

A qualificação Nível Fundamental é destinado a qualquer pessoa envolvida em teste de software. Isto inclui as pessoas em papéis como testadores, analistas de teste, engenheiros de teste, consultores de teste, gerentes de teste, testadores de aceitação do usuário e desenvolvedores de software.

Esta qualificação Nível Fundamental também é adequado para quem quer uma compreensão básica de testes de software, tais como gerentes de projeto, gerentes de qualidade, gerentes de desenvolvimento de software , analistas de negócios , diretores de TI e consultores de gestão . Os titulares do Certificado Foundation serão capazes de ir para um teste de qualificação do software de nível superior. O nível fundamental é pré requisito para a realização da certificação do nível avançado.



Nível Avançado Syllabus

O Nível Avançado Syllabus forma a base para o Teste de Software Qualificação Internacional no Nível Nível Avançado .

A qualificação Nível Avançado é destinado a pessoas que tenham alcançado um ponto avançado em suas carreiras em teste de software. Isto inclui as pessoas em papéis como testadores, analistas de teste , engenheiros de teste, consultores de teste, gerentes de teste, testadores de aceitação do usuário e desenvolvedores de software.

Esta qualificação Nível Avançado também é adequado para quem quer uma compreensão mais profunda de teste de software, tais como gerentes de projeto, gerentes de qualidade, gerentes de desenvolvimento de software, analistas de negócios, diretores de TI e consultores de gestão .

Para receber a certificação Nível Avançado , os candidatos devem possuir o certificado Foundation e satisfazer o Conselho Exame que os examina efetua uma análise da experiência e de prática de testes para ser considerado uma pessoa com Nível Avançado qualificado. Consulte o Conselho Exame relevante para compreender os seus critérios específicos experiência prática.



ISTQB - Código de Ética para os profissionais de teste

Envolvimento em testes de software permite que os indivíduos a aprender informações confidenciais e privilegiadas. Um código de ética é necessário, entre outras razões, para assegurar que as informações não sejam objecto de uma utilização inadequada.
Reconhecendo a ACM e IEEE código de ética para os engenheiros , o ISTQB afirma o seguinte código de ética :

• PÚBLICAS - Certifica testadores de software que devem agir de forma consistente com o interesse público .

• CLIENTE E EMPREGADOR - Os testadores de software certificados devem agir focados no melhor interesse de seus clientes e empregadores , de acordo com o interesse público.

• PRODUTOS - Os testadores de software certificados devem assegurar que os resultados que eles fornecem (sobre os produtos e sistemas que eles testam) atendem os mais altos padrões profissionais possíveis .

• Julgamento - Os testadores de software certificados devem manter integridade e independência em seu julgamento profissional.

• Gestão - Os gerentes de teste de software certificados e os líderes devem assinar e promover uma abordagem ética à gestão de testes de software.

• PROFISSÃO - Os testadores de software certificados devem promover a integridade e  a reputação da profissão com o interesse público.

• Colegas - Os testadores de software certificados devem ser justos e dar apoio aos seus colegas  e devem promover a cooperação com os desenvolvedores de software .

• Auto - Os testadores de software certificados devem participar na aprendizagem ao longo da vida em relação ao exercício da sua profissão e devem promover uma abordagem ética para o exercício da profissão .



O que é o ITIL ?

O que é ITIL (Information Technology Infrastructure Library) ?
ITIL é a abordagem mais amplamente adotada para o Gerenciamento de Serviços no mundo.

ITIL tem sido adotada mundialmente por milhares de organizações , profissionais e consultores para ajudá-los a oferecer melhorias para serviços de TI. ITIL ajuda a perceber melhorias, incluindo a redução de custos na prestação de serviços , melhorias nos processos, melhoria da medição e relatórios , bem como continuamente elevando a qualidade dos serviços de TI. ITIL fornece benefícios diretos aos prestadores de serviços , empresas e seus clientes.

ITIL é suportada por um sistema de qualificações completas , organizações de formação acreditadas , e ferramentas de implementação e avaliação.







ITIL foi originalmente desenvolvido dentro do governo do Reino Unido para apoiar grandes instituições providas de sistemas de TI. Desde a sua criação original no início dos anos oitenta com ITIL versão 1, e para o desenvolvimento da versão 2 no final dos anos 90, a ITIL tem crescido rapidamente para se tornar o quadro não-proprietária de fato para a melhoria da qualidade de serviços de TI a condução.

ITIL versão 3 foi lançado em Junho de 2007 e trouxe com ele um novo conjunto básico de cinco volumes do ITIL - todos baseados em torno do modelo de ciclo de vida do serviço. A mais recente evolução do ITIL foi formalmente lançado em julho de 2011.

ITIL é de propriedade autoral e mantido pelo Reino Unido Cabinet Office e permanece contraído para o Grupo APM para governar e controlar todo o mundo.

O ethos por trás do desenvolvimento do ITIL é o reconhecimento de que as organizações estão se tornando cada vez mais dependentes de TI , a fim de satisfazer seus objetivos corporativos e satisfazer as suas necessidades de negócios. Isto leva a um aumento da necessidade de serviços de TI confiáveis ​​, de alta qualidade. ITIL fornece a base para a qualidade do IT Service Management através documentados, processos comprovados que cobrem o ciclo de vida do serviço inteiro. É fácil para as organizações aprender, adaptar e implementar para se adequar ao seu ambiente e clientes.

Há quatro níveis de certificação dentro do esquema :
1 . fundação
2 . intermediário
3 . especialista
4 . mestre

Aprovação no exame Foundation é obrigatório antes de poder evoluir para outros cursos e vale 2 créditos .


Cursos Lifecycle intermediários são voltados para os delegados que irão implementar e gerenciar processos de ITIL . Têm uma perspectiva de uma fase do ciclo de vida de gerenciamento de indivíduo . Cada exame Lifecycle vale 3 créditos .

Cursos Capability intermediários são voltados para os delegados que estarão executando processos ITIL no dia-a -dia. Cada exame Capability vale 4 créditos .

Os créditos obtidos através deste sistema de crédito pode ser usado por candidatos que estão interessados ​​em alcançar o nível ITIL Expert da certificação, que exige que os candidatos ganhem um total de 22 créditos.


Dicas de estudo on-line !




Se você é novo na aprendizagem on-line, ou simplesmente deseja atualizar a sua técnica, reunimos 6 Dicas de estudo  para realmente ajudá-lo a tirar o melhor proveito do seu curso ou se preparar para uma certificação.

Administre o seu tempo! - Um dos benefícios reais de aprendizagem on-line é que você pode administrar o seu tempo . Você pode querer se qualificar o mais rapidamente possível, a melhor maneira de fazer isso é ter certeza de que você está totalmente preparado para o exame. Apressando-se através do material do curso não irá prepará-lo totalmente. Faça pausas regulares durante os estudos, e revise a matéria para realmente reforçar os pontos-chave de aprendizagem .

Use todo o material disponível - O material didático oferece uma riqueza de conhecimento, utilize o material e aproveite o máximo. Certifique-se de usar todos os recursos disponíveis para se preparar o melhor possível para o exame. Planeje o seu tempo de estudo, de modo que você esteja alternando entre o material didático, exercícios de simulado para reforçar os pontos mais importantes da sua aprendizagem .

Faça suas próprias Notas de Estudo - Estudos têm mostrado que só de olhar para o material não será o suficiente para garantir a retenção de fatos importantes. Você precisa desenvolver suas próprias notas de estudo  e entendê-las, bem como anotar as informações com as suas próprias palavras, pois isso vai ajudar a gravar os fatos em sua memória de longo prazo.

Encontre seu estilo de aprendizagem - Existem 3 principais estilos de aprendizagem. Auditivo alunos aprendem através de ' audição' , aprendizes visuais aprendem por "visão" e cinestésicos aprendem por "fazer".Pense em como você aprende e então use isso em sua revisão.

É difícil para os familiares e amigos quando você está trancado estudando muito para o exame . Envolva as pessoas! Prepare apresentações para seus amigos, convoque a sua família para um quiz, isso irá ajudá-lo a estudar. Quanto mais você falar e falar com aqueles ao seu redor sobre os assuntos estudados, mais informações está sendo gravado na sua memória de longo prazo.

O último e talvez o mais importante ponto é: Lembre-se por que você está aqui estudando! Você está estudando para melhorar suas perspectivas de carreira, encontrar uma nova posição ou para melhorar seu desempenho no trabalho? Lembrando seu objetivo o motivará quando você tiver um dia difícil.

sábado

Como alavancar a sua carreira ?


Tenha sempre em mente o foco que você deseja atingir, é muito importante que você tenha em mente a opinião do seu gerente levada em consideração. Ele pode dar várias dicas de como você pode crescer profissionalmente dentro da empresa, pois cada um segue um processo interno para a qualificação de seus recursos. Escolha o curso que mais se adeque as suas necessidades, verifique na sua avaliação gerencial quais são os pontos menos desenvolvidos da sua carreira e mãos a obra.

Lembre que ficando acomodado você não chegará a lugar nenhum, no máximo continuará na posição que está no momento. Aproveite o curso ou seminário que você fizer para conseguir o máximo de informações e conhecimentos técnicos que puder, aumente a sua rede de relacionamento profissional (Network), lembre que os contatos são sempre bem vindos, eles abrem portas em outras empresas e além disso você pode trocar experiências profissionais. 

Certifique-se que esse curso que você está fazendo, está de acordo com as expectativas da empresa para o crescimento da sua carreira; saiba se isso agregará valor a empresa, se o qualificará melhor como profissional, se você terá melhor desempenho nas suas atividades diária e se ajudará a promovê-lo.

Motivação é a alma do negócio, seja auto didático, muitas vezes os cursos são caros e não temos condições de bancá-los. Não fique desmotivado por causa disso, hoje na internet existe um mundo de informações que podem nos ajudar quando nos referimos ao crescimento profissional. Não fique para trás, estude, leia, se informe.

Seja um exemplo para a empresa onde você trabalha, ajude outras pessoas a crescer também, você será bem visto e desenvolverá outras qualidades, podendo no futuro dar palastras, consultorias ou treinamentos internos. Treine sua equipe ou as pessoas que trabalham com você, compartilhe seu conhecimento. Isso será um ponto positivo na sua avaliação anual.


O sucesso na maioria das vezes não é individual, hoje em dia trabalhamos em equipes, o sucesso de um é o sucesso de todos. Não cometa o erro de se vangloriar sozinho das conquistas, essa prática é muito mal vista dentro das empresas. Compartilhe o seu sucesso com a sua equipe e não esqueça de agradecer pelo empenho deles. Deixe claro sempre que sem o apoio de outras pessoas seria impossível alcançar o sucesso obtido.