Translate

sábado

Motivação x Reconhecimento no trabalho



Como se tornar um funcionário motivado ? Tarefa simples ? Na maioria das vezes a resposta é não. Normalmente as pessoas permanecem motivadas apenas nos primeiros meses de trabalho, ou quando mudam de empresa, cargo, ou função. Isso ocorre porque tudo é novidade, são outros contatos com clientes, outras responsabilidades, novos desafios com novas metas a serem alcançadas.

Passado o momento de euforia e toda a novidade,... conforme a pessoa vai se acostumando à nova função, cargo, salário e responsabilidades, cai significativamente a sua motivação dentro da empresa, mesmo porque depois de alguns meses na empresa, você já sabe os pontos positivos e os pontos negativos da mesma; isso quer dizer que na balança da motivação às vezes os pontos negativos ganham, o que gera uma insatisfação maior.

A motivação no trabalho está ligada diretamente ao seu ambiente de trabalho, suas funções, seu relacionamento com os colegas de trabalho e seus superiores. Muitas vezes no momento da contratação as empresas vendem um cargo ou função e uma imagem da empresa que na prática não se aplica. Fique atento a tudo que acontecer ao seu redor, analise o comportamento das pessoas, como a empresa lida com seus recursos, se ela é justa ou injusta, isso também será um marco na sua motivação. Vale a pena investir seu tempo e energia em uma empresa que não trata adequadamente seus funcionários ?

Dificilmente você permanecerá motivado por muito tempo se o seu chefe direto não respeita os seus subordinados. Existem profissionais que logo quando entram na empresa se deparam com tantos problemas que acabam se desmotivando logo de cara. Eles tem uma percepção de que foram enganados na contratação. Então, o que podemos fazer a respeito ? Como devemos proceder ? 

Existem algumas práticas que poderão ajudar a amenizar tais situações:

 - Não se conforme em atuar diariamente da mesma forma, a não ser que você trabalhe numa linha de produção. Improvise , analise e veja se existem outros meios de realizar a mesma atividade com mais eficiência e eficácia.

- Organize o seu dia, crie listas de atividades com priorização, relacione as pessoas que você deve uma resposta ou que precisa contactar para obter uma informação... Tente segui-la e controle diariamente para alcançar os seus objetivos. 

  • O primeiro objetivo da organização das suas atividades é conseguir executar todos os itens da sua lista até o fim, isso gera uma satisfação pessoal e você poderá reportar ao seu superior o quanto de evolução do trabalho foi avançado no dia. 
  • O segundo objetivo é você agregar mais valor às suas listas, nesse momento você ja está acostumado à rotina das atividades, priorize suas atividades de acordo com a importância, classificando por criticidade, leve em consideração o que agregará mais valor ao seu trabalho.
- Esqueça os colegas de trabalho, dentro das empresas não existem amigos, você terá somente colegas de trabalho (concorrentes). Faça a sua parte da melhor maneira possível. A realidade é que as pessoas esperam reconhecimento do seu trabalho e muitas vezes esse reconhecimento não vem e quando isso acontece não é incomum você presenciar algumas injustiças dentro das empresas, porque os critérios de avaliação dos recursos não depende somente da organização (empresa como um todo), a empresa cria seus processos e critérios, mas a avaliação é feita por pessoas e as pessoas julgam conforme os seus interesses. 

Alguns gerentes pouco profissionais aplicam os critérios "puxa-saquismo" para definir promoções e quando você não participa destas chamadas "panelinhas" amigos do gerente, não consegue progredir na empresa, porque sempre terá algum preferido dele se beneficiando na sua frente. Nesse caso o melhor, é entrar em contato com o RH e verificar a possibilidade de mudar de área ou ir para a gestão de outro gerente.

É claro que só pode ser reconhecido quem se esforça, não ache que fazendo somente o seu "feijão com arroz" diário, seu chefe vai achar que você merece um aumento salarial ou uma promoção de cargo. No máximo o que você vai receber é aumento de trabalho.

De qualquer maneira o melhor a fazer é dar o seu melhor independente de qualquer coisa, faça o que você gosta, isso facilita muito e se mesmo assim, depois de um tempo você perceber que não importa o que você faça, não será reconhecido... aí é o momento de buscar uma nova oportunidade de trabalho, pois esta empresa não merece ter você como funcionário. Esse será seu novo foco de motivação, buscar algo melhor que traga satisfação pessoal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário